O que é ciência de dados? Explicação sobre ciência de dados

Alguns anos atrás, as universidades começaram a perceber que os empregadores queriam programadores que soubessem trabalhar em equipe. Então, os professores ajustaram suas aulas para acomodar isso – e alguns programas, como o Institute for Advanced Analytics da North Carolina State University, se prepararam Por que investir em um bootcamp de programação em vez de cursos tradicionais? para produzir a próxima geração de cientistas de dados. Procurar organizar e padronizar os dados, além de identificar tendências que podem ajudar no resultado financeiro e na tomada de decisões de uma empresa. Por conta disso, as opções de formação para quem atua enquanto cientista de dados são múltiplas.

Nesse sentido, o profissional da área precisa aprender a criar e implementar algoritmos que permitam que a máquina colete e minere os dados de forma automatizada. A visualização de dados é uma das etapas finais da cadeia do processo da Ciência de Dados. Afinal, ela consiste em traduzir os dados e dispô-los em representações gráficas para a análise dos gestores da empresa. Isso quer dizer que um profissional da área deve conseguir lidar com uma grande quantidade de informações, organizá-las e entender como ela pode ser útil para a gestão de uma empresa.

Quais são as principais atribuições de um cientista de dados?

Mas, a Unopar tem tudo que você precisa para dar início a uma carreira de sucesso. Quem atua no setor de Ciência de Dados deve ter um perfil mais analítico e matemático. Nesse sentido, diferente dos demais ramos, ele é quem pensa nas perguntas que esses dados geram para que a equipe de engenharia possa resolvê-los de forma estratégica.

Esse papel vai se afastar da prática e se tornar essencial para que profissionais atuem com máximo desempenho. Assim, pessoas que conseguem entender o todo se tornam profissionais de alta performance, com capacidade de fazer contribuições relevantes para o avanço do negócio. Os valores podem variar dependendo da maturidade de dados da empresa, do tamanho da equipe e das responsabilidades como data scientist. A computação é uma área oriunda da matemática, então evidentemente é importante estudar conceitos matemáticos. Especificamente, podemos mencionar álgebra linear e cálculo como subáreas fundamentais para o trabalho em Data Science. O cientista de dados geralmente tem formação em áreas como Matemática, Ciência da Computação, Física ou até mesmo Economia.

Por que adotar uma cultura data-driven vai impulsionar seu produto?

De acordo com ele, o jovem que entrar na formação de ciência de dados tem praticamente vaga garantida até o final da graduação. Daqui quatro anos só vai aumentar e essa tendência acredito que siga por mais de uma década”, completa Diogenes. O curso de graduação mais comum entre os cientistas https://www.portalonorte.com.br/concursos-e-empregos/por-que-investir-em-um-bootcamp-de-programacao-em-vez-de-cursos/123213/ de dados é o de Ciências da Computação. A FIA já está no futuro e disponibiliza para os seus alunos as modernas instalações do Labdata para formar cientistas de dados à frente do seu tempo. O cientista de dados é um profissional bastante valorizado pelo mercado de trabalho.

Quais são as principais funções de um cientista de dados?

Garantimos que nossos dados sejam diversos e representativos, fornecendo a matéria-prima essencial para nossas análises. É esperado que ele entregue/faça tudo que um analista de dados faz porém seja capaz de ir além e também automatizar e manter fluxos de dados, que seria o seu lado de engenharia de dados. De uma forma grosseira ele trata de toda a ingestão, manutenção e armazenamento de dados para que estes sejam entregues com a devida qualidade a todos os interessados. Então nada melhor do que escrever de forma não técnica pelas minhas próprias palavras o que faz um cientista de dados.

Onde está este profissional no mercado?

Isso porque essa será a responsável por administrar e gerir toda a imensa quantidade de informações que definirão as estratégias da empresa. Sendo assim, independentemente de qual seja a formação inicial do cientista de dados, é necessário que ele sempre procure cursos e certificações para se atualizar e também para conseguir melhores oportunidades profissionais. As ferramentas de machine learning não são totalmente precisas e, como resultado, pode haver incertezas ou desvios.

Conhecido também por data scientist, o cientista de dados é um profissional analítico. A sua principal função é extrair informações valiosas de dados armazenados de uma empresa que serão importantes para avaliar a situação atual e traçar estratégias mais assertivas para o futuro. O cientista de dados, por sua vez, executa as questões relacionadas a programação, uso de machine learning e análises.

Diferença entre cientista de dados, analista de dados e engenheiro de dados

Nesta função, o profissional usa dados para melhorar os produtos de negócios, bem como usa o aprendizado de máquina para fazer produtos de dados que oferecem suporte a empreendimentos. A primeira etapa, que cuida da coleta e preparação dos dados, é o que pode ser chamado de engenharia de dados. O processo de análise e modelagem é classificado geralmente de data science propriamente dito e pode até ganhar o nome de mineração de dados. É mandatório também conhecer os métodos para uma boa análise exploratória em uma base de dados. Nesse sentido, a pessoa profissional precisa saber como encontrar padrões e tendências nos dados, a partir de manipulações de funções e recursos já existentes em bibliotecas como o Pandas e Matplotlib. Na Ciência dos dados, a modelagem de banco de dados, evidentemente, cumpre um papel muito importante.

  • Em vez disso, precisam desenvolver internamente a expertise da ciência de dados na prática.
  • Saber programar é crucial, pois grande parte do trabalho no dia a dia será criar códigos com base em uma linguagem, como Python ou R, para chegar aos resultados.
  • Convém mencionar ainda que essa é uma profissão que vem ganhando cada vez mais espaço nas grandes empresas e startups que compreenderam a necessidade de recolher dados de clientes para planejar melhor as estratégias de negócios.
  • O volume crescente de fontes de dados e, subsequentemente, dos dados tornou a ciência de dados um dos campos que mais crescem em todos os setores.
  • Share this post

Leave a Comment